top of page
seta laranja 2.png
seta laranja 2.png
REVERSO BAR (9).jpg

REVERSO BAR
 

Localização
Asa Norte, Brasília, DF, Brasil

 

Área

48,42m²

Ano

2022
 

Autoras

Larissa Castro e Mariana Corrêa


Fotografias

Júlia Tótoli

O Reverso é um bar de drinks diferente de tudo que já vimos em Brasília. Ele é autêntico e ao mesmo tempo familiar. É simples e requintado. É bem brasileiro com uma pegada gringa. É de dia e também é de noite. É para todo o tipo de pessoa que busca um momento de relaxar, curtir (com amigos, com date, a sós) e tomar uns bons drinks!

Por ser o irmão mais novo do Inverso, curte uma boa música brasileira e o jeitinho democrático de aproveitar um happy hour. Mas o Reverso buscou inspiração lá no estilo psicodélico nacional (do final da década de 60 até 80), com momentos experimentais de Gal Costa, Zé Ramalho, Os Mutantes, e outros. Um movimento transgressor que rompeu as barreiras do comum, mexeu com os sentidos (sinestesia) e mergulhou em viagens ilícitas para uma certa fuga - ou somente diversão.

REVERSO BAR (4).jpg
REVERSO BAR (12).jpg

A paleta de cores do bar teve como inspiração principal a obra “A bença Heitor dos Prazeres “ do artista carioca Wallace Pato e a capa do álbum “Gal”, de Gal Costa. O amarelo na fachada sugere uma conexão visual com o Inverso, bem como o uso das cadeiras e mesas pretas, de plástico, deixando claro que o mesmo público de lá vai ser bem recebido aqui no Reverso.

 

O verde e o azul vão dominar e abrasileirar o interior do bar, mas de um jeito nada óbvio. A iluminação (âmbar, rosa e negra) vão dar a dose de psicodelismo necessária para que o Reverso tenha a sua própria identidade mais descolada. Também com essa pegada mais cool, sugerimos as cadeirinhas de praia como mobiliário para criar ambientações diferentes dentro do espaço. 

Nas paredes e teto, a decoração pede grafitti e frases de impacto que reforcem essa identidade subversiva com essência abrasileirada. Na fachada e no balcão, a madeira existente deve receber um tratamento com a técnica Shou Sugi Ban para ganhar uma tonalidade bem escura. Essa técnica, além de dar mais resistência à madeira ao retirar água durante o processo de carbonização (queima com maçarico), dará um efeito sofisticado e com marcas manuais a essas superfícies.

 

Durante o dia, nos sentiremos em um boteco do Rio ou de qualquer lugar do Brasil, olhando para a luz do dia e o azul (do céu ou do mar) em um espaço bastante convidativo. À noite, o Reverso fará jus a seu nome e se transformará em um espaço intimista, subversivo e espontâneo.

REVERSO BAR (11).jpg
5I0A0524.jpg
5I0A0524.jpg
5I0A0527.jpg
5I0A0524.jpg
5I0A0456.jpg
5I0A0607.jpg
5I0A0635.jpg
REVERSO BAR (17).jpg
bottom of page