CONCURSO
ARCHATHON ELECTROLUX 2023
Cozinha de Estar
Área
49,32m²
Ano
2023
Autores
Larissa Castro, Mariana Corrêa e Pedro Dornelas
Render
Kevyn Willames
A Cozinha de Estar do Estúdio Ato traz a nostalgia das cozinhas de nossas infâncias. Os cheiros, cores, sabores e principalmente as pessoas são itens preciosos nessas lembranças. Na Cozinha de Estar podemos nos conectar com as pessoas e criar novas memórias.
O projeto tem ênfase nas pessoas e na convivência, a área de estar no centro do ambiente é "abraçada" pela cozinha e copa. Os grandes vãos das esquadrias convidam a natureza a entrar nas áreas de permanência, sendo uma solução sustentável que permite uma melhor ventilação e conforto térmico, além do aproveitamento máximo da luz natural.
O ladrilho hidráulico no piso carrega a essência analógica e nostálgica do projeto, sendo uma solução limpa e artesanal.
O visual da Cozinha de Estar expressa a personalidade de quem ama cozinhar e reunir seus afetos, é a materialização de um estilo de vida saudável, sustentável e orgânico com tecnologias que enriquecem o bem estar. É autêntica, acolhedora e cheia de história.
A padronagem xadrez reveste todo o piso misturando sala e cozinha por meio da composição e paleta de cores. O amarelo queimado e o cinza formam uma combinação clássica e são os tons predominantes no projeto, cores base para o preto, dos eletrodomésticos, se destacar com sutileza. Nas decorações também aparece o azul criando uma combinação vibrante com o amarelo.
A ilha livre de quinas traz o convívio para dentro da cozinha, ela serve de apoio para as refeições em conjunto criada pela bancada em lâmina de madeira natural e as cadeiras de área externa.
O tapete abraça o sofá, a mesa de refeições e a poltrona. No centro dessa área de convivência está o sofá Camaleondas, com design dos anos 70, suas características modulares e curvas se adaptam ao conceito e uso espaço. A vegetação ao lado da esquadria cresce com o passar do tempo sobre a prateleira acima do sofá, trazendo ainda mais vida para dentro do ambiente.
A mesa de refeições foi posicionada dentro da composição de estar e próximo à copa, isso porque a cozinha de estar é flexível e adaptável a diferentes arranjos, acolhendo múltiplas formas de encontro nesse espaço aberto e integrado.
Os mobiliários selecionados para o projeto são de design brasileiros (com exceção do sofá) e confeccionados em madeira natural e palhinha, trazendo para dentro mais toques naturais. Na decoração temos uma mistura de elementos de cozinha e estar onde um abajur mora na cozinha e pratos decoram a parede da sala.